8 de dezembro de 2008

Telefonia celular

No serviço móvel celular, a Brasil Telecom ultrapassou a TIM e, agora, lidera o ranking do segmento com 0,423 reclamação a cada mil aparelhos em serviço. No mês anterior, a operadora ocupava o segundo lugar com 0,391, de queixa registrada.

A TIM trocou de lugar com a Brasil Telecom passando a ocupar a segunda colocação no ranking com taxa de 0,404 contra 0,402 cliente insatisfeito verificado em agosto. A Oi manteve a terceira posição com 0,383 queixa, no mês anterior esse índice apontava 0,386 reclamação.

Na quarta colocação aparece a Amazônia Celular, que saiu de uma oitava posição em agosto com 0,201 queixa e agora figura com 0,253 insatisfeito para um lote de mil assinantes; em quinto ficou a Claro também com 0,253 reclamação contra 0,255 do mês anterior. Em seguida aparece a Telemig com 0,226 reclamação contra 0,222 de agosto.

A sétima posição continua sendo defendida pela Vivo que obteve taxa de 0,183 queixa (agosto era 0,218); seguida da Triângulo Celular (CTBC) com 0,149 insatisfeito contra 0,226 do mês anterior; e na última posição e com melhor desempenho aparece a Sercomtel com 0,125 queixa (agosto era 0,070).

O segmento também reduziu o número de queixas registrados na Central de Atendimento que caiu de 42.152 em agosto para 41.613 em setembro, com redução de 539 reclamações. Foram acrescentados 2,3 milhões de novos aparelhos à planta de celulares. O ranking da Agência é baseado pelo número de reclamações registradas mensalmente na Central de Atendimento da Anatel. De acordo com o órgão, a divulgação dos dados serve para estimular a competição nos dois serviços.

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